domingo, 18 de janeiro de 2009

Quem somos?

Clandestinos?
Recusamos o espetáculo e nos tornamos pessoas anônimas. Sem nomes , rostos e narizes reais mostramos que nossas palavras, sonhos e desejos são mais importantes do que nossas biografias. Recusamos a sociedade da vigilância: que observa, controla, espiona,registra e acompanha cada um de nossos movimentos. Porque ao ocultar nossas identidades recuperamos o poder de nossos atos. Caracterizados: resistimos de uma forma engraçada e nos tornamosvisíveis.

Insurgentes?
Por termos surgido do nada e estarmos em todos os lugares. Porque idéias podem ser ignoradas, mas não censuradas, e uma insurreição da imaginação é irresistível. Porque sempre que caímos nos levantamos novamente,sabendo que nada se perde historicamente pois nada é finito. Porque embora a história se projeta em linha reta, surge como a água: às vezes escorrendo em espiral, às vezes pingando, fluindo ou inundando tudo -sempre irreconhecível, inesperada, incerta. Porque a chave da insurreição é o improviso, não meras reproduções baratas.

Rebeldes?
Por amarmos mais a vida e a felicidade do que a 'revolução'. Porque nenhuma revolução se completa e tranforma-se em eternas rebeliões. Porque não queremos mudar o mundo real, mas aquele que julgamos ser nosso. Porque sempre iremos desertar e desobedecer àqueles que abusam e acumulam poder. Pois rebeldes transformam tudo: como vivem, criam, comem, riem, brincam,aprendem, trocam, ouvem, pensam e acima de tudo a forma como se rebelam.

Palhaços?
Afinal, o que mais seríamos nesse mundo estúpido, se dentro de nós há sempre um palhaço tentando se rebelar? Os palhaços são: temíveis ,inocentes, espertos, estúpidos, dissidentes curandeiros e subversivos.Porque um palhaço, embora ridicularize, sobrevive a tudo aparentado sempre estar bem. Basta observar as autoridades, quando ridicularizadas sentem-se extremamente afetadas.

Exército?
Por vivermos num planeta em permanente guerra - a guerra do dinheiro contra a vida, o lucro contra a dignidade, o progresso contra o futuro.Porque uma guerra que se alimenta de sangue & morte e defeca dinheiro& toxinas merece um corpo obsceno de soldados contestadores. Porque apenas um exército pode declarar uma guerra absurda contra outra similar. Porque o combate requer disciplina e comprometimento. Porque palhaços sozinhos são figuras patéticas, porém em grupos, brigadas ou batalhões são extremamente perigosos. Somos um exército por estarmos odiando: onde as bombas falharem nós vamos rir e os ridicularizar. E nossas risadas precisam de eco.

e ... quem somos?

Um comentário:

  1. eu não curto os comentários do tipo 'gostei do post'. mas quase que eu falo isso aqui. não pra ser só mais um, é porque fiquei sem conseguir definir o que senti lendo. mas foi interessante, poste mais.

    ResponderExcluir

O que faz um mundo pior?