quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A hora de MUDAR é agora.


A Faixa de Gaza tem vivido momentos que beiram à anarquia nos últimos dias, o que levou o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, a reformular as suas forças de segurança.

Deixemos uma coisa perfeitamente clara. Se a degradação e a mutilação por atacado da Faixa de Gaza for continuar; se a vontade de Israel é uma com a dos Estados Unidos; se a União Européia, a Rússia, as Nações Unidas e todas as organizações e agências legais internacionais espalhadas pelo globo vão continuar sentadas como manequins ocos sem fazer nada a não ser os repetidos "chamados" por um "cessar-fogo" de "ambos os lados"; se os covardes, obsequiosos e supinos Estados Árabes vão continuar de braços cruzados vendo seus irmãos serem trucidados de hora em hora enquanto a Super-Potência valentona do mundo olha-os ameaçadoramente de Washington.Descasque os clichês e o blá-blá-blá estridente e vazio da mídia servil e de seu patético corpo de servidores estatais voluntários no mundo ocidental e o que você encontrará é o desejo nu de hegemonia, de poder sobre os fracos e de domínio sobre a riqueza do mundo. Pior ainda, você encontrará o egocentrismo, o ódio e a indiferença, o racismo e a intimidação, o egoísmo e o hedonismo que tentamos tanto mascarar com nosso jargão sofisticado, nossas teorias e modelos acadêmicos refinados, que na verdade ajudam a guiar nossos desejos mais feios e baixos. A insensibilidade com que nos rendemos a eles já é endêmica à nossa cultura; nela floresce como moscas sobre um cadáver.Descasque os atuais símbolos e linguagem das vítimas dos nossos caprichos egoístas e devastadores e você encontrará os gritos desafetados, simples e cheios de paixão dos pisoteados; dos "condenados da terra" implorando para que você cesse sua agressão fria contra suas crianças e seus lares; suas famílias e seus vilarejos; implorando que os deixe em paz para que tenham seu peixe e seu pão, suas laranjas, suas olivas e seu tomilho; pedindo primeiro educadamente e depois com crescente descrença no porquê de você não poder deixá-los viver sem serem incomodados nas terras de seus ancestrais, sem serem explorados, livres do medo de serem expulsos, violados ou devastados; livres dos carimbos e dos bloqueios de estrada e dos postos policiais de controle e cruzamentos; dos monstruosos muros de concreto, torres de guarda, bunkers de concreto e arame farpado; dos tanques, das prisões, da tortura e da morte. Por que é impossível a vida sem essas políticas e instrumentos do inferno?
O sangue de vida do Movimento Nacional Palestino jorra hoje pelas ruas de Gaza. Cada gota que cai rega a terra da vingança, do ressentimento e do ódio não só na Palestina, mas em todo o Oriente Médio e em boa parte do mundo. Nós temos uma escolha sobre se isso deverá continuar ou não. Agora é a hora de escolher.


Romyzeta Schneider

MUNDO
mundo, se você pode ouvir, ouça o que eu preciso te dizer ... eu vejo, eu vejo tanto sangue ... eu não sei dizer de quem é, por que são tantos .. eu ouço, eu ouço tanto choro, e uma criança pede socorro, eu queria sair correndo e pega-la no colo, eu queria dizer que ela não precisava mais chorar, eu queria lhe dar um brinquedo e uma noite de sono em uma cama confortável, mundo ... aonde você está agora? por que não vê quem precisa de ti? mundo ... as novelas não tem sentimento, as fofocas passam, os seriados se repetem, as festas tem um fim, más mundo ... essas vidas são como você, essas vidas precisam de você, mundo ... cadê o seu amor? porque fala tanto nele e não o vive? porque dizes saber o que significa e não consegue demonstrá-lo mundo... ouça o clamor de quem sofre, e sofra junto a eles ...
Por Magna Oliveira.


8 comentários:

  1. Nossa.. a cada linha que eu fui lendo, a cada paragrafo, a cada pensamento exporto, a cada texto, eu fui saboreando, eu fui sentindo, eu fui me indignando, eu fui concordando, eu fui querendo saltar daqui e parar na sua casa para lutarmos juntas e sozinhas contra israel, minha boca encheu de agua aqui só em ver o seu pensamento que se assemelha tão bruscamente com o meu, e eu QUASE disse o mesmo que o colega abaixo "GOSTEI DO POST" mas gostar é tão minguo perto do que eu senti quanto a esse MARAVILHOSO E BRILHANTE artigo sobre o sofrimento palestino, sobre o multi-ser do homem, e eu só tenho uma palavra a tudo: FANTÁSTICO!

    ps: esse comentario vale para esse post e o de domingo também!

    ResponderExcluir
  2. ...não acredito mais na beleza da dor, sobretudo da dor alheia. Este texto evoca uma beleza diferente; a beleza da indignação que ousa gritar , da repulsa que não se contenta apenas em virar o rosto.

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii.

    Passe no meu blog, pois tenho algo para você.

    Beijos.

    Lita Duarte e Black Jr. blog

    ResponderExcluir
  4. Minha filósofa!!! rsss...

    Menina de personalidade forte, pensadora e romãntica.
    Te admiro priminha, por ter pensamento próprio e um ar meio alternativo...

    Mas principalmente por apesar disso tudo, ser humilde e acessível de verdade...

    Beijinhos florzinha...

    ResponderExcluir
  5. PArabéns pelo belo blog e pelas palavras bem proferidas.

    Acesse o meu blog http://cultural-mente.blogspotcom

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  6. "Viver é doer"
    Vivemos sofrendo,doendo e rastejando nesse vale de lagrimas chamado "mundo" e infelizmente a alegria é somente a ausência momentânea da dor.
    Já que não mais existe caminho para a felicidade, talvez possamos encontrar uma outra alternativa para vivermos um pouco melhor.O Nosso problema(penso eu) é que esperamos o "macro" mudar o rumo das coisas e esquecemos que a grande maioria das relações se dão através do "micro" talvez para mudar o "mundo" devamos mudar nossas relações para com o próximo.De nada adianta reclamar do "mundo" se no meu mundo sou egoista, mesquinho e ganancioso.De nada adianta externalizar a culpa, o mundo está doente estamos definhando num mal causado por nós....

    Inevitavelmente o progresso nós levar à catastrofe...

    Denis Martins

    ResponderExcluir
  7. Oi, Romy.
    Passe no meu blog: loucurasdeladylita.
    Tenho algo p/ você.

    Beijos.

    ResponderExcluir

O que faz um mundo pior?